segunda-feira, 30 de maio de 2011

Escritório Baltt - BR 101

Projeto para o escritório de uma empresa localizada às margens da BR 101, na entrada da cidade de Penha, em Santa Catarina. Um prisma branco busca dar presença e identidade ao escritório de uma grande empresa.








Um monolito branco, em concreto e alvenaria, configura a forma da edificação. Os fechamentos em vidro refletivo são fixados externamente nas vigas da estrutura, reforçando a unidade desta composição formal.




O espaço interno é dividido em dois pavimentos com área mínimas configurando dois escritórios em níveis diferentes. Um deles é destinado ao contro da entrada e abastecimento dos caminhões. O outro serve a gerência e a pequenas reuniões.
Uma rampa dá acesso ao primeiro espaço, enquanto uma escada circular interna conduz ao segundo pavimento.





Ano do projeto: 2006
Área do terreno: 1,5 km2
Área construída: 55 m2
Local: Penha - SC
Arquitetura: Pablo José Vailatti

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Curso de Gestão da Qualidade em Escritórios de Arquitetura

Está acontecendo nesta sexta-feira e sábado, dias 27 e 28 de maio de 2011, o curso Gestão da Qualidade em Pequenos e Médios Escritórios de Arquitetura, nas dependências do Crea, na cidade de Blumenau-SC.

O curso está sendo organizado pelo IAB - Instituto de Arquitetos do Brasil, departamento de Santa Catarina, através do chamado PEC - Programa de Educação Continuada e será ministrado por Joaquim Alvarenga Neto.

Uma excelente oportunidade para nós arquitetos atualizarmos e evoluirmos nossa forma de organização dentro de nossos escritórios.

domingo, 22 de maio de 2011

Casas MVRDV - The Hague - Holanda

Hoje publico um projeto que me surpreendeu muito. Localizado em Ypennburb, um subúrbio da cidade de The Hague, na Holanda, este conjunto de casas coloridas é realmente impressionante.
A arquitetura é do escritório MVRDV, grupo de arquitetos holandeses formado por Wini Maas (1959), Jacob van Rijs (1964) e Nathalie de Vries (1965), que muito tem se destacado no cenário mundial de arquitetura.
Os espaços residuais, ou seja, os espaços livres, que ficam entre as construções configuram um espaço comum muito agradável, de extrema qualidade para a convivência entre as pessoas.
A utilização de diferentes materiais e diferentes cores nas fachadas das residências cria uma paisagem que surpreende, ao mesmo tempo que acolhe aqueles que ali circulam.
As obras finalizaram no ano de 2003. As fotos aqui registradas foram tiradas pelo arquiteto Pablo J. Vailatti no início de 2011.









HAGEN ISLAND - MVRDV
Um excelente e inovador resultado para a construção de residências contemporâneas.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Vencedores do RIBA 2011

No dia 19 deste mês foram anunciados os vencedores dos prêmios RIBA International Award 2011 e do Riba Award 2011.

As premiações são concedidas pelo RIBA - Royal Institute of British Arquitects para projetos de escritórios estrangeiros construídos fora do Reino Unido e trabalhos de escritórios do Reino Unido construídos fora da Europa.


Para acessar divulgação completa dos arquitetos premiados, acesse o site do arqbacana com o link a seguir: http://www.arqbacana.com.br/news/Anunciados+os+vencedores+do+2011+RIBA+International+Award+e+RIBA+Award+2011

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Peter Eisenman - trecho de entrevista

"Mesmo sendo um arquiteto da era digital você deve estudar Palladio. A cultura sobrevive graças aos precedentes e qualquer um deve conecê-los a fundo. Você não pode inventar nada se não conhecer os fundamentos da sua essência. É preciso conhecer os precedentes e, a partir desse conhecimento, você pode começar a fazer o que quiser."

Trecho retirado da entrevista deste mês de Peter Eisenman para a Revista AU, número 206, maio de 2011.

Creio que é uma colocação muito interessante sobre a forma de ver, pensar e fazer arquitetura.

terça-feira, 17 de maio de 2011

Residencial Mirante do Sol

Segue abaixo pequeno banner com algumas fotos da obra do Res. Mirante do Sol.
O projeto é de autoria de Pablo J. Vailatti, arquiteto da PJV Arquitetura.
A Construtora e Incorporadora H. Vogel foi a responsável pela construção do empreendimento.
O projeto possui 3.500 m2, está localizado no Baln. Piçarras - SC.
Em breve faremos uma postagem completa divulgando mais fotos da obra e detalhes do projeto.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Vencedores Concurso Ponte e Passarela - Blumenau (SC)

Foram divulgados nesta 4a feira, no dia de ontem, os vencedores para o Concurso Nacional de Arquitetura - Ponte e Passarela, para a cidade de Blumenau-SC.

Lucas Fehr, arquiteo que faz parte do Estúdio América de Arquitetura, escritório de São Paulo, foi o vencedor do concurso. O escritório, de reconhecido prestígio nacional e internacional, possui como uma de suas pricipais obras o Museu da Memória, em Santiago do Chile, também resultado de um concurso de arquitetura.

O segundo colocado foi da cidade de Blumenau, representado pelo escritório Caza Arquitetura. Parabéns aos nossos colegas que representaram muito bem o nosso estado de Santa Catarina em mais este concurso.

O júri do concurso contava com a presença dos arquitetos Mario Biselli e Alexandre Chan, entre outros.
Abaixo algumas imagens do projeto vencedor.



Prêmio Mies van der Rohe 2011

David Chipperfield recebe Prêmio Mies van der Rohe, juntamente com o arquiteto Julian Harrap, com o projeto para a reconstrução do Neues Museum, em Berlim, na Alemanha.

O prêmio é promovido pela Comissão Européia e pela Fundação Mies van der Rohe.

O projeto recuperou o museu destruído parcialmente durante a Segunda Guerra Mundial.

Abaixo algumas fotos da obra.



Fonte: Revista AU - maio 2011.

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Que cara queremos ?

Abaixo artigo do arquiteto Pablo J. Vailatti publicado na Revista Destaque Imobiliário em agosto de 2010 sobre a arquitetura dos edificíos e de nossa cidade.




quinta-feira, 5 de maio de 2011

CASA R54

Projeto para uma residência em um pequeno lote na Praia da Saudade, município de Penha.

Ficha técnica:
Início do projeto: 2005
Término da obra: 2006
Gerenciamento da obra: PJV Arquiteura
Arquitetura: Pablo J. Vailatti
Colaboração: Paulo Missfeld


O térreo foi destinado ao setor social, integrado a varanda e ao pequeno jardim, garagem para um carro e áreas de serviço.
 No piso superior, temos 3 suítes mais 2 dormitórios, 4 deles tirando partido do visual que o lugar oferece.
Os banheiros localizados neste pavimento utilizam ventilação e iluminação natural através de tetos em vidro sobre os boxes dos chuveiros.

 
        Croqui do projeto.

domingo, 1 de maio de 2011

Coisas feias ou coisas bonitas ...


Segue abaixo outro trecho de uma entrevista de Eduardo Souto de Moura, ganhador do prêmio Pritzke 2011, onde o arquiteto dá algumas dicas sobre sua forma de pensar a arquitetura.

Zabalbeascoa: Então, a escala transforma os arquitetos ?

Moura: Sim; e a idade também. Quando eu era mais jovem estava preocupado com o 'estilo', com a 'elegância'. Hoje, valorizo mais a 'naturalidade'. Para poderem resistir ao tempo, para que os edifícios permaneçam, é importante que as coisas sejam vivenciadas com naturalidade. Um pouco como acontece com os animais, que quando nadam muito perdem as patas, se transformando em nadadeiras. A Natureza responde sempre da maneira mais 'natural', com lógica. E acredito que, antes, eu fazia uma arquitetura muito preocupada em ser 'coerente' mas que, no entanto, respondia a um campo muito limitado da realidade. Hoje, fui perdendo o medo de fazer coisas 'feias'. Não se trata de querer fazer algo 'feio', por princípio. É que para fazer coisas 'bonitas' temos que perder o medo de fazê-las 'feias'.