sábado, 6 de julho de 2013

Natureza Morta, 1920 - Le Corbusier


Natureza Morta, 1920 - Le Corbusier
As silhuetas da garrafa e do violão foram reduzidas a formas geométricas traçadas paralelamente à superfície do quadro; as silhuetas e cores são fortes e distintas; a tensão visual é introduzida por sobreposições e ambiguidades espaciais; o princípio cubista de fundir diferentes vistas de um objeto foi regularizado - a abertura do gargalo da garrafa, por exemplo, é um círculo perfeito. Foi feita um tentativa de revelação das qualidades heróicas das coisas simples, cotidianas e feitas em massa.

Fonte:
Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis


quinta-feira, 13 de junho de 2013

Maquete residência Jaraguá do Sul

Abaixo algumas fotos da maquete que encontra-se em desenvolvimento para uma residência localizada na cidade de Jaraguá do Sul (SC).

Acesse neste link as imagens do projeto arquitetônico:
http://blog.pjvarquitetura.com.br/2013/06/residencia-jaragua-do-sul.html

Link para estudos do projeto:
http://blog.pjvarquitetura.com.br/2012/11/estudos-residencia-contemporanea.html

Projeto: Arq. Pablo José Vailatti.
Maquete: Estagiária Joana Bittencourt













Residência - Jaraguá do Sul


Abaixo imagens atualizadas para o projeto de uma residência para Jaraguá do Sul (SC).















quinta-feira, 30 de maio de 2013

Le Corbusier by Willian Curtis

"O mesmo arquiteto que anunciara a utopia da era da máquina e que havia aprendido imensamente com o Cubismo, considerava o Partenon como a suprema criação arquitetônica e entusiasmava-se com a despojada estrutura das ruínas romanas".

"Hoje eu sou acusado de ser revolucionário. No entanto, eu confesso ter apenas um mestre - o passado - e apenas uma disciplina - o estudo do passado". - Le Corbusier.

Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 143.

Reinterpretações clássicas, arquitetura moderna

"Conforme já mencionado, "esquematizações" do classicismo até mesmo desempenharam papel significativo na fase pioneira da arquitetura moderna. A reformulação de Sullivan, de um tema tripartido, semelhante a colunas, para o arranha céu; a radical simplificação wrightiana da base, corpo e coroamento, em projetos domésticos e institucionais; a fusão racionalista da moldura em concreto armado com proporção tradicional e traveamento feita por Perret; a reformulação da fábrica moderna tendo como modelo o templo: todas essas podem ser consideradas reinterpretações vitais de idéias basicamente clássicas".

... o comprometimento com "valores clássicos" tendia a implicar uma busca por formas "ideais" e qualidades "imutáveis". O pintor e escritor Amédée Ozenfant sugeriu: "No âmago de qualquer revolução, discretamente escondido, reside um classicismo, que é uma fonte de constância".


Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Páginas 140 e 141.