Linkw para edifícios do Rio de Janeiro
http://coisasdaarquitetura.wordpress.com/2011/06/20/edificios-marcantes-no-centro-do-rio-de-janeiro/
segunda-feira, 3 de junho de 2013
Cobogós / elementos vazados
Link para cobogós ou elementos vazados: http://arquitetandooficinadeprojetos.blogspot.com.br/2009/02/cobogos-elementos-vazados-e-muxarabis.html
quinta-feira, 30 de maio de 2013
Le Corbusier by Willian Curtis
"O mesmo arquiteto que anunciara a utopia da era da máquina e que havia aprendido imensamente com o Cubismo, considerava o Partenon como a suprema criação arquitetônica e entusiasmava-se com a despojada estrutura das ruínas romanas".
"Hoje eu sou acusado de ser revolucionário. No entanto, eu confesso ter apenas um mestre - o passado - e apenas uma disciplina - o estudo do passado". - Le Corbusier.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 143.
"Hoje eu sou acusado de ser revolucionário. No entanto, eu confesso ter apenas um mestre - o passado - e apenas uma disciplina - o estudo do passado". - Le Corbusier.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 143.
Reinterpretações clássicas, arquitetura moderna
"Conforme já mencionado, "esquematizações" do classicismo até mesmo desempenharam papel significativo na fase pioneira da arquitetura moderna. A reformulação de Sullivan, de um tema tripartido, semelhante a colunas, para o arranha céu; a radical simplificação wrightiana da base, corpo e coroamento, em projetos domésticos e institucionais; a fusão racionalista da moldura em concreto armado com proporção tradicional e traveamento feita por Perret; a reformulação da fábrica moderna tendo como modelo o templo: todas essas podem ser consideradas reinterpretações vitais de idéias basicamente clássicas".
... o comprometimento com "valores clássicos" tendia a implicar uma busca por formas "ideais" e qualidades "imutáveis". O pintor e escritor Amédée Ozenfant sugeriu: "No âmago de qualquer revolução, discretamente escondido, reside um classicismo, que é uma fonte de constância".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Páginas 140 e 141.
... o comprometimento com "valores clássicos" tendia a implicar uma busca por formas "ideais" e qualidades "imutáveis". O pintor e escritor Amédée Ozenfant sugeriu: "No âmago de qualquer revolução, discretamente escondido, reside um classicismo, que é uma fonte de constância".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Páginas 140 e 141.
William Curtis
"Aproximadamente entre 1910 e 1920, houve uma onda generalizada, em vários centros europeus, contra o Romantismo Nacional, o Art Nouveau e seus legados expressionistas, e a favor dos valores clássicos. ... Em termos gerais, era um rappel à l´ordre, o qual rechaçava o subjetivismo, a extravagância e o bairrismo nacional em favor de idéias mais "universais" enraizadas nas diversas fases do passado clássico".
...
"O classicismo da Beaux-Arts continuou sendo o modo dominante no terreno da arquitetura pública, institucional e monumental em grande parte da Europa e dos Estados Unidos na primeira metade do século vinte".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 140.
...
"O classicismo da Beaux-Arts continuou sendo o modo dominante no terreno da arquitetura pública, institucional e monumental em grande parte da Europa e dos Estados Unidos na primeira metade do século vinte".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 140.
quarta-feira, 22 de maio de 2013
Cadeira Zig-Zag
Estamos desenvolvendo a cadeira Zig Zag, desenhada pelo arquiteto Gerrit Rietveld, em estrutura de concreto armado.
Nesta postagem, fotos da caixaria em madeirite e da armação da ferragem antes da concretagem.
Assinar:
Postagens (Atom)