"Ao encarar as realidade industriais com coragem e refleti-las na sua arte, os arquitetos de Chicago deram uma grande contribuição a um ideal mais universal, a criação de uma arquitetura moderna".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 51.
terça-feira, 30 de abril de 2013
Estrutura
"Gradualmente, o esqueleto estrutural se fez presente na forma total, na composição da fachada e nas tensões tectônicas da edificação - mas não diretamente, pois ele costumava ser revestido por camadas protetoras de tijolos, pedras ou terracota, que serviam como proteção contra incêndio, isolamento ou ornamento".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 39.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 39.
Palácio de Cristal. Joseph Paxton, 1850
"O Palácio de Cristal obrigou muitos a se darem conta que "os padrões pelos quais a arquitetura tinha até então sido julgada já não serviam. Para os racionalistas, ele era a evidência de uma nova arquitetura".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 37.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 37.
História da arquitetura moderna
"Da mesma forma, era possível pensar na história da arquitetura moderna não tanto como uma sequência de estilos, mas como uma série de transformações de tipos básicos de uma longa tradição e que surgiram de alguns poucos arquétipos e configurações.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 29.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 29.
Arquitetura moderna
"A própria concepção de uma "arquitetura moderna" implicava um envolvimento franco com as novas realidades sociais e tecnológicas resultantes da industrialização. Ela pressupunha também a rejeição de imitações superficiais do passado e uma representação mais "direta" ou "honesta" do mundo contemporâneo".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 23.
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 23.
quinta-feira, 18 de abril de 2013
domingo, 24 de março de 2013
Docomomo Sul 2013
Estaremos participando a partir de amanhã do Docomomo Sul 2013, que será realizado na UFRGS, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2013.
Os objetivos do DOCOMOMO são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.
O evento contará com professores, pesquisadores e arquitetos tanto do Brasil, quanto da América Latina.
Abaixo o programa do evento na íntegra:
PROGRAMA
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MARÇO
09:00-12:30 Sessão de abertura e conferências. Auditório
09:00-09:30 Abertura
Claudia Cabral, UFRGS e coordenadora executiva DOCOMOMO Brasil
09:30-10:30 Preservação em questão
Theodore Prudon, Columbia University e presidente DOCOMOMO USA, Nova Iorque
10:30-11:30 O restauro da casa do arquiteto Julio Villamajó
Aníbal Parodi, UdelaR, Montevidéu
11:30-12:30 O MAR de Bernardes & Jacobsen
José Luis Canal, UFRGS, Porto Alegre
Claudia Cabral, UFRGS e coordenadora executiva DOCOMOMO Brasil
09:30-10:30 Preservação em questão
Theodore Prudon, Columbia University e presidente DOCOMOMO USA, Nova Iorque
10:30-11:30 O restauro da casa do arquiteto Julio Villamajó
Aníbal Parodi, UdelaR, Montevidéu
11:30-12:30 O MAR de Bernardes & Jacobsen
José Luis Canal, UFRGS, Porto Alegre
14:00-17:30 Sessão de comunicação (1) Auditório
14:00-14:30 Ana Carolina Pellegrini
Pedra, papel, tesouro
14:30-15:00 Liege Sieben Puhl
O uso do metal nas rearquiteturas brasileiras
15:00-15:30 Luis Muller
Lo suave y lo áspero: texturas y contrastes en las casas de Wladimiro Acosta
15:30-16:00 Verônica Esparza Saavedra
Casa Labbé, Duhart y Valdés, Chile 1941: materialidad vernácula para una concepción moderna
16:00-16:30 Ruth Verde Zein e Silvia Raquel Chiarelli
Tijolo por tijolo num desenho mágico: a "casinha" de Vilanova Artigas
16:30-17:00 Suely de Oliveira Puppi
Lina Bo Bardi: metal e pedra na casa de vidro
17:00-17:30 Marta Silveira Peixoto
Vidro feito de metal
Pedra, papel, tesouro
14:30-15:00 Liege Sieben Puhl
O uso do metal nas rearquiteturas brasileiras
15:00-15:30 Luis Muller
Lo suave y lo áspero: texturas y contrastes en las casas de Wladimiro Acosta
15:30-16:00 Verônica Esparza Saavedra
Casa Labbé, Duhart y Valdés, Chile 1941: materialidad vernácula para una concepción moderna
16:00-16:30 Ruth Verde Zein e Silvia Raquel Chiarelli
Tijolo por tijolo num desenho mágico: a "casinha" de Vilanova Artigas
16:30-17:00 Suely de Oliveira Puppi
Lina Bo Bardi: metal e pedra na casa de vidro
17:00-17:30 Marta Silveira Peixoto
Vidro feito de metal
14:00-18:00 Sessão de comunicação (2) Sala 203
14:00-14:30 Alfredo Peláez
El bosque y la espiral
14:30-15:00 Silvia Leão
Lota de Macedo Soares: casa moderna, materialidade híbrida
15:00-15:30 Maria Luiza Adams Sanvitto
A tenda moderna: o uso da pedra e do metal numa obra de exceção
15:30-16:00 Maria Ana Ferré
A casa, a pedra, e os três projetos de Eduardo Sacriste
16:00-16:30 Igor Fracalossi
Uma realidade ausente: casa em Jean Mermoz
16:30-17:00 Hector Berio
Sustancia / Esencia / Materia: Visita a tres casas de la modernidad montevideana
17:00-17:30 Ana Gabriela Godinho Lima e Andraci Maria Atique
Casas casadas: o uso de tijolos e a idéia de moderno nas casas de Joaquim e Liliana Guedes
17:30-18:00 Carlos Fernando Silva Bahima
Colunas metálicas sob cobertura plana: exceção e regra na casa Hélio Dourado
El bosque y la espiral
14:30-15:00 Silvia Leão
Lota de Macedo Soares: casa moderna, materialidade híbrida
15:00-15:30 Maria Luiza Adams Sanvitto
A tenda moderna: o uso da pedra e do metal numa obra de exceção
15:30-16:00 Maria Ana Ferré
A casa, a pedra, e os três projetos de Eduardo Sacriste
16:00-16:30 Igor Fracalossi
Uma realidade ausente: casa em Jean Mermoz
16:30-17:00 Hector Berio
Sustancia / Esencia / Materia: Visita a tres casas de la modernidad montevideana
17:00-17:30 Ana Gabriela Godinho Lima e Andraci Maria Atique
Casas casadas: o uso de tijolos e a idéia de moderno nas casas de Joaquim e Liliana Guedes
17:30-18:00 Carlos Fernando Silva Bahima
Colunas metálicas sob cobertura plana: exceção e regra na casa Hélio Dourado
14:00-18:00 Sessão de comunicação (3) Sala 409
14:00-14:30 Sylvia Ficher, Danilo Matoso Macedo e Andrey Rosenthal Schlee
Apresentação
14:30-15:00 Eduardo Pierrotti Rossetti
Brasília – patrimônio: desdobrar desafios e encarar o presente
15:00-15:30 Danilo Matoso Macedo, Elcio Gomes da Silva e Bruna Lima
Aço e alumínio nas fachadas da câmara dos deputados
15:30-16:00 Elcio Gomes da Silva e Danilo Matoso Macedo
Estruturas metálicas no concreto de Brasília
16:00-16:30 Adalberto Vilela e Sylvia Ficher
João Filgueiras Lima e a alegoria da construção
16:30-17:00 Elane Ribeiro Peixoto
Lelé, um arquiteto para sempre moderno
17:00-17:30 Carlos Henrique Magalhães de Lima
Produção em massa e índice espacial. A pré-fabricação na arquitetura de Milton Ramos
17:30-18:00 Pedro Morais
Decifrando a esfinge: uma tentativa de análise do conjunto JK
Apresentação
14:30-15:00 Eduardo Pierrotti Rossetti
Brasília – patrimônio: desdobrar desafios e encarar o presente
15:00-15:30 Danilo Matoso Macedo, Elcio Gomes da Silva e Bruna Lima
Aço e alumínio nas fachadas da câmara dos deputados
15:30-16:00 Elcio Gomes da Silva e Danilo Matoso Macedo
Estruturas metálicas no concreto de Brasília
16:00-16:30 Adalberto Vilela e Sylvia Ficher
João Filgueiras Lima e a alegoria da construção
16:30-17:00 Elane Ribeiro Peixoto
Lelé, um arquiteto para sempre moderno
17:00-17:30 Carlos Henrique Magalhães de Lima
Produção em massa e índice espacial. A pré-fabricação na arquitetura de Milton Ramos
17:30-18:00 Pedro Morais
Decifrando a esfinge: uma tentativa de análise do conjunto JK
TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO
09:00-12:30 Sessão temática PROCAD UFRGS-UPM-USP. Auditório
09:00-10:00 A tectônica do tijolo na América Latina
Hugo Segawa, USP
10:00-11:00 Considerações sobre a pedra que preferiu ser eterna a ser moderna
Cecília Rodrigues dos Santos, UPM
11:00-12:00 O edifício Santa Cruz
Silvio Abreu, UFRGS
12:00-12:30 Debates
Carlos Eduardo Comas, UFRGS e coordenador geral do PROCAD- moderador
Hugo Segawa, USP
10:00-11:00 Considerações sobre a pedra que preferiu ser eterna a ser moderna
Cecília Rodrigues dos Santos, UPM
11:00-12:00 O edifício Santa Cruz
Silvio Abreu, UFRGS
12:00-12:30 Debates
Carlos Eduardo Comas, UFRGS e coordenador geral do PROCAD- moderador
14:00-18:00 Sessão de comunicação (4) Auditório
14:00-14:30 Horacio Torrent
Ciudades de barro: experiencia urbana y cultura material en la arquitectura chilena del siglo XX
14:30-15:00 Carla Caires
A cidade aberta de Ritoque: campo de experimentação
15:00-15:30 Pamela Dominguez
El asentamiento moderno de Cerro Sombrero y la producción acerera en el sur de Chile
15:30-16:00 Alex Carvalho Brino e Anna Paula Canez
Lúcio Costa: lugar e recorrência na materialidade colonial
16:00-16:30 José Artur D`Aló Frota e Eline Caixeta
É pau, é pedra, é o fim do caminho: quatro projetos, uma paisagem
16:30-17:00 Leonardo Fitz
Os casos das igrejas de Eladio Dieste em Atlântida e Durazno
17:00-17:30 Paulo Bruna e Camila Schimidt
Abóbodas inéditas: o SESI de Osasco
17:30-18:00 Cláudia Piantá Costa Cabral e Helena Bender
Usos do primitivismo: pedra, barro e arquitetura moderna
Ciudades de barro: experiencia urbana y cultura material en la arquitectura chilena del siglo XX
14:30-15:00 Carla Caires
A cidade aberta de Ritoque: campo de experimentação
15:00-15:30 Pamela Dominguez
El asentamiento moderno de Cerro Sombrero y la producción acerera en el sur de Chile
15:30-16:00 Alex Carvalho Brino e Anna Paula Canez
Lúcio Costa: lugar e recorrência na materialidade colonial
16:00-16:30 José Artur D`Aló Frota e Eline Caixeta
É pau, é pedra, é o fim do caminho: quatro projetos, uma paisagem
16:30-17:00 Leonardo Fitz
Os casos das igrejas de Eladio Dieste em Atlântida e Durazno
17:00-17:30 Paulo Bruna e Camila Schimidt
Abóbodas inéditas: o SESI de Osasco
17:30-18:00 Cláudia Piantá Costa Cabral e Helena Bender
Usos do primitivismo: pedra, barro e arquitetura moderna
14:00-18:00 Sessão de comunicação (5) Sala 203
14:00-14:30 Andréa Soler Machado
A pedra na arquitetura moderna de Porto Alegre, 1950-70
14:30-15:00 Renata Santiago Ramos
Casa Dico, casa do automóvel: explorações técnicas e formais de programa moderno. POA, 1952
15:00-15:30 Marcos Petroli e Luis Henrique Haas Luccas
Vedações de tijolos aparentes, estrutura de concreto: Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre
15:30-16:00 Ana Elísia Costa
A poética dos tijolos aparentes e o caráter industrial – MAESA, 1948
16:00-16:30 Monika Stumpp e Ana Elísia da Costa
Janelas "modernas": materialidade das aberturas na arquitetura moderna de Caxias do Sul
16:30-17:00 Célia Gonsales
Ofício e arte na arquitetura moderna: Ari Marangon, arquiteto artesão
17:00-17:30 Michelle Schneider
Arte e arquitetura moderna no Paraná: o uso do painel cerâmico na obra de Forte e Gandolfi
17:30-18:00 Nathalia Cantergiani Fagundes de Oliveira
Superfícies abstratas: o elemento cerâmico como textura na arquitetura moderna brasileira
A pedra na arquitetura moderna de Porto Alegre, 1950-70
14:30-15:00 Renata Santiago Ramos
Casa Dico, casa do automóvel: explorações técnicas e formais de programa moderno. POA, 1952
15:00-15:30 Marcos Petroli e Luis Henrique Haas Luccas
Vedações de tijolos aparentes, estrutura de concreto: Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre
15:30-16:00 Ana Elísia Costa
A poética dos tijolos aparentes e o caráter industrial – MAESA, 1948
16:00-16:30 Monika Stumpp e Ana Elísia da Costa
Janelas "modernas": materialidade das aberturas na arquitetura moderna de Caxias do Sul
16:30-17:00 Célia Gonsales
Ofício e arte na arquitetura moderna: Ari Marangon, arquiteto artesão
17:00-17:30 Michelle Schneider
Arte e arquitetura moderna no Paraná: o uso do painel cerâmico na obra de Forte e Gandolfi
17:30-18:00 Nathalia Cantergiani Fagundes de Oliveira
Superfícies abstratas: o elemento cerâmico como textura na arquitetura moderna brasileira
14:00-17:30 Sessão de comunicação (6) Sala 310
14:00-14:30 Macarena Cortés, Luz Maria Vergara D`Alençon e Anita Puig Gomes
Arquitectura moderna y turismo en Chile: madera y piedra en dos hotels
14:30-15:00 Luis Henrique Haas Luccas
Blocks modernos para o ócio: o edifício vanguardia em Punta Del Este, 1956
15:00-15:30 Silvia Raquel Chiarelli
A presença do concreto, da madeira e do metal no restaurante vertical Fasano
15:30-16:00 Marcelo Della Giustina
Legibilidade de usos e materialidade no edifício Floragê. David Libeskind, Porto Alegre, 1963
16:00-16:30 Juan Pablo Tuja
De naturaleza moderna
16:30-17:00 Martin Gonzalez Luz
El ladrillo y la estructura en la arquitectura de Payssé y Lorente
17:00-17:30 Ana Elisa Souto
Técnica e material como instrumentos para a geração formal na obra de Paulo Mendes da Rocha
Arquitectura moderna y turismo en Chile: madera y piedra en dos hotels
14:30-15:00 Luis Henrique Haas Luccas
Blocks modernos para o ócio: o edifício vanguardia em Punta Del Este, 1956
15:00-15:30 Silvia Raquel Chiarelli
A presença do concreto, da madeira e do metal no restaurante vertical Fasano
15:30-16:00 Marcelo Della Giustina
Legibilidade de usos e materialidade no edifício Floragê. David Libeskind, Porto Alegre, 1963
16:00-16:30 Juan Pablo Tuja
De naturaleza moderna
16:30-17:00 Martin Gonzalez Luz
El ladrillo y la estructura en la arquitectura de Payssé y Lorente
17:00-17:30 Ana Elisa Souto
Técnica e material como instrumentos para a geração formal na obra de Paulo Mendes da Rocha
QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO
09:00-12:30 Sessão temática ILBPMB. Auditório
09:00-10:00 Lina e a materialidade I
Marcelo Ferraz, Brasil Arquitetura
10:00-11:00 Lina e a materialidade II
Marcelo Suzuki, USP
11:00-12:00 Lina e a materialidade III
Renato Anelli, USP
12:00-12:30 Debates
Horacio Torrent, PUC Cl e presidente DOCOMOMO Cl - moderador
Marcelo Ferraz, Brasil Arquitetura
10:00-11:00 Lina e a materialidade II
Marcelo Suzuki, USP
11:00-12:00 Lina e a materialidade III
Renato Anelli, USP
12:00-12:30 Debates
Horacio Torrent, PUC Cl e presidente DOCOMOMO Cl - moderador
14:00-17:30 Sessão de conferências e encerramento. Auditório
14:00-15:00 Materialidade contemporânea I
Abílio Guerra, Vitruvius - UPM
15:00-16:00 Materialidade contemporânea III
Fernanda Barbara, UNA arquitetos – Escola da Cidade
16:00-17:00 Materialidade contemporânea II
Sebastian Irarrazaval, Sebastian Irarrazaval arquitectos - PUC CL
17:00-17:30 Encerramento
Silvio Abreu, Coordenador do PROPAR - UFRGS
Abílio Guerra, Vitruvius - UPM
15:00-16:00 Materialidade contemporânea III
Fernanda Barbara, UNA arquitetos – Escola da Cidade
16:00-17:00 Materialidade contemporânea II
Sebastian Irarrazaval, Sebastian Irarrazaval arquitectos - PUC CL
17:00-17:30 Encerramento
Silvio Abreu, Coordenador do PROPAR - UFRGS
Assinar:
Postagens (Atom)