quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rafael E. J. Iglesia

"Projetar não é coisificar, criar coisas senão criar objetos, transformar coisas em objetos".
"Objeto é tudo aquilo que para existir necessitou ser produzido (por um sistema de conhecimento) e necessita da percepção para ser visto".
Revista Summa, pág. 136. Edição126 - Janeiro 2013.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Divulgação newsletter AU em Rede


Um edifício em concreto aparente projetado pelo arquiteto Pablo J. Vailatti é o projeto em destaque na newsletter de divulgação do portal AU em Rede, da Revista AU. 



domingo, 27 de janeiro de 2013

Art Déco - Elevador Lacerda

"Na década de 30, a linguagem Art Déco estaria associada ao envoltório por excelência das grandes estruturas que romperiam os horizontes urbanos desenhados pelos homens ...
A inserção mais espetacular de uma obra Déco na paisagem tradicional foi, sem dúvida, o Elevador Lacerda, também em Salvador".

Trecho retirado da página 64 do livro Arquiteturas no Brasil 1900-1990, Hugo Segawa.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Warchavchik e a arquitetura moderna

" - o papel de Warchavchik, nesse sentido, foi muito mais de um pioneiro na ruptura com a arquitetura conservadora passadista. A renovação inspirava-se em ideias européias, mas restringiu-se apenas ao plano das ideias, porquanto concretamente a prática do arquiteto estava afastada de conteúdos de maior repercussão social, como se preconizava no funcionalismo europeu entre-guerras".

Trecho retirado da página 49 do livro Arquiteturas no Brasil 1900-1990, Hugo Segawa.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Início do movimento moderno

"É consensual, entre os historiadores, que o marco inicial do movimento moderno no Brasil aconteceu em São Paulo, em dezembro de 1917: a exposição de pinturas de Anita Malfatti (1896-1964)."

Livro: Arquiteturas no Brasil 1900-1990
Autor: Hugo Segawa, arquiteto, professor e pesquisador.
Página 42

domingo, 20 de janeiro de 2013

Especial Oscar Niemeyer - Ruth Verde Zein





"O que faz da Marquise do Ibirapuera minha obra preferida de Niemeyer é o fato de ali ele estar absolutamente ausente. Somente quando a genialidade ultrapassa todos os limites do ego, é possível chegar ao grau de perfeição artística e de permanência no tempo da eternidade que só a anonimidade confere."

Texto da Arq. Dra. Ruth Verde Zein sobre a Marquise do Ibirapuera, obra de Osca Niemeyer em SP.

Fonte: Revista AU - Link para o artigo.