quinta-feira, 21 de junho de 2012

Banco Sul Americano do Brasil S.A. - 1962 - Arquiteto R


Parte do material pesquisado sobre o Edifício Banco Sul Americano do Brasil, localizado na Av. Paulista, esquina com a Rua Frei Caneca.
Os arquitetos responsáveis foram Rino Levi, Roberto Cerqueira Cesar e Luís R. C. Franco.

Scanner do livro Arquitetura Moderna Paulistana.

Detalhes dos brises

Plantas baixas da barra (térreo) e da torre do edifício

Planta baixa do pavimento da torre

Planta baixa, detalhe para a clara estrutura proposta e circulação vertical do edifício.
Foto: Nelson Kohn

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Casa E - Penha (SC)

Casa E
Projeto para uma casa localizada na cidade de Penha, Santa Catarina.
Estrutura em concreto armado aparente, fechamento em alvenaria e utilização de cores primárias.
Projeto: Ano 2012 (em desenvolvimento)
PJV Arquitetura - Arq. Pablo J. Vailatti.













quinta-feira, 7 de junho de 2012

Minha casa, minha vida - Arq. Cameron Sinclair

MINHA CASA, MINHA VIDA

Esse projeto federal precisa pensar que mais interessante que o objeto é o contexto. Um teto melhor e um encanamento que funcione não são suficientes para criar uma boa comunidade. Cresci em uma área pobre da periferia de Londres. Não interessava a qualidade da construção, as ruas viviam vazias, era um lugar inseguro, meu único sonho era sair dali. Dependendo de como essas casas sejam construídas, sem urbanismo, sem transporte público, podem virar as favelas do futuro. Sem falar que ainda há muito trabalho para melhorar as favelas já existentes, formalizá-las.



Trecho na entrevista do arquiteto britânico Cameron Sinclair concedido a FOLHA.
Fonte: ARQBACANA

terça-feira, 5 de junho de 2012

Curso de Projeto Urbano Avançado - estudo 02


Uma grande barra, destinado ao uso comercial e de serviços, abre-se para uma praça frontal onde localizamos o edifício mais alto do conjunto, uma torre de planta quadrada.
Sobre a barra foram implantados os edifícios denominados torres placas, destinados a abrigar os escritórios tão característicos nesta região.


Visão para Av. Faria Lima

Vista geral da área trabalhada no Largo da Batata

As quadras residenciais são formatadas a partir de barras, torres e caixas. As caixas são os elementos escuros e baixos, destinados a abrigar comércio e prestação de serviço locais, como lojas, bares e restaurantes. O uso residencial divide-se entre as barras, com 6 andares, e as torres com 18 andares de altura. Estes elementos agrupados configuram espaços livres, que destinam-se a área verdes e praças, responsáveis pela convivência dos moradores, criando espaços que geram qualidade de vida a todos que ali circulam.

Vista quadras com residências e comércio local

Barra + 2 torres placas


Torre quadrada e torre placa

Torre quadrada

Vista para a torre principal com centro comercial a direita

Imagem em PB

Acesso de pedestres entre a barra comercial e área verde da praça frontal

Vista da Av. Faria Lima e acesso ao centro comercial

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Curso Projeto Urbano - Estudo 2 torres

Estudo inicial para 2 torres de escritórios, sobre um área comercial no centro de São Paulo.
A operação formal consiste em organizar duas torres placas sobre uma caixa, ou seja, dois edifícios sobre uma base única. Em frente ao conjunto formata-se um espaço vazio, um espaço de chegada e de encontro para as pessoas.

Estudo 2 torres de escritórios

Projeto desenvolvido durante o curso de Projeto Urbano Avançado com o professor Helio Piñon, na Escola da Cidade (SP).

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Curso de Projeto Urbano Avançado

O Curso de Projeto Urbano Avançado está sendo ministrado pelo arquiteto espanhol Hélio Piñon na Escola da Cidade, em São Paulo.
Abaixo seguem algumas imagens do projeto que nosso grupo está desenvolvendo para o Largo da Batata, onde estamos reformulando diversas quadras, inserindo diversos usos, como comércio, serviços, escritórios, residências, e edifícios multi-uso.
O projeto busca na cidade moderna os elementos a serem utilizados, são eles, as caixas, as barras e as torres, sempre com a preocupação de gerar espaços públicos de qualidades, e logicamente, uma adequada tensão formal entre os elementos utilizados.