Imagem noturna do projeto de arquitetura desenvolvido para a Praça Central da cidade de Corupá (SC).
sexta-feira, 16 de março de 2012
quinta-feira, 15 de março de 2012
Paulo Mendes da Rocha
“... a transformação da natureza, uma total fusão da ciência, arte e tecnologia em um estado sublime da dignidade humana e inteligência através de registros que construímos para nos mesmos...”.
Definição de arquitetura dada pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.
Fonte: ARQBACANA
Definição de arquitetura dada pelo arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha.
Fonte: ARQBACANA
quarta-feira, 14 de março de 2012
Espaço social
Imagens da área destinada ao convívio social para uma residência a ser construída na cidade
de Jaraguá do Sul - Santa Catarina.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Sede AAPEC - Associação de Assistência a Pessoas com Câncer
Projeto para a sede da AAPEC, Associação de Assistência a Pessoas com Câncer, localizada na cidade de Barra Velha, em Santa Catarina. Projeto desenvolvido pelos arquitetos Pablo J. Vailatti, Julio Adriano e Luciana Gugelmin.
Estudos iniciais |
Estudos iniciais |
Estudos de fachada |
Estudos eixos e fachadas |
Eixos de circulação |
Perspectiva externa |
Fachada frontal |
Fachadas |
Elevação frontal |
Elevação lateral |
Perspectiva da esquina |
Detalhe letras caixa |
Acesso lateral |
sexta-feira, 9 de março de 2012
Hélio Piñon
Si el clasicismo, anterior a la modernidad, había durado 450 años, quién podía pensar que la revolución más grande de toda la historia de la arquitectura, podría durar solo 20?
Frase retirada da entrevista concedida a Marta García Falcó, para o jornal argentino LA NACION, publicada em 29 de abril de 2009.
Frase retirada da entrevista concedida a Marta García Falcó, para o jornal argentino LA NACION, publicada em 29 de abril de 2009.
domingo, 4 de março de 2012
Casa N - Praia de Armação
Este projeto de reforma, desenvolvido no ano de 2011, tem o objetivo de remodelar esta casa térrea, localizada na praia de Armação, cidade de Penha (SC).
O projeto de reforma constituiu em adicionar um primeiro pavimento, onde estariam os quartos e sala com mezanino, deixando o térreo livre para ser ocupado pela área social da casa, além de serviços e garagem.
As vigas horizontais serão em concreto aparente, enquanto que os fechamentos em alvenaria receberam pintura branca. As ferragens em alumínio preto desenham esquadrias e peitoris.
Um pequeno rasgo no muro, permite vista parcial do jardim e da varanda da casa.
As lajes de cobertura são impermeabilizadas com manta asfáltica, a qual recebe proteção mecânica e argila expandida afim de refrescar o ambiente interno.
Fachada atual |
O projeto de reforma constituiu em adicionar um primeiro pavimento, onde estariam os quartos e sala com mezanino, deixando o térreo livre para ser ocupado pela área social da casa, além de serviços e garagem.
As vigas horizontais serão em concreto aparente, enquanto que os fechamentos em alvenaria receberam pintura branca. As ferragens em alumínio preto desenham esquadrias e peitoris.
Um pequeno rasgo no muro, permite vista parcial do jardim e da varanda da casa.
As lajes de cobertura são impermeabilizadas com manta asfáltica, a qual recebe proteção mecânica e argila expandida afim de refrescar o ambiente interno.
Fachada frontal |
Perspectiva externa |
Detalhe acesso |
Detalhe sacada suíte |
Detalhe sacada suíte |
Detalhe sacada suíte |
quinta-feira, 1 de março de 2012
Arquitetura Contemporânea no Brasil
Quanto à arquitetura civil brasileira dos séculos XVII e XVIII - fonte de inspiração seguramente mais interessante do que os edifícios religiosos, para um arquiteto contemporâneo - ela pode ser classificada como barroca por razões de ordem cronológica, à revelia de qualquer critério estilístico, pois se opõe radicalmente a tudo aquilo que caracteriza o movimento barroco.
O que Lúcio Costa efetivamente aprecia na arquitetura civil luso-brasileira é sua simplicidade e sua pureza.
O que Lúcio Costa efetivamente aprecia na arquitetura civil luso-brasileira é sua simplicidade e sua pureza.
Como vimos, desde sua fase neocolonial, ele vinha se empenhando em reencontrar essas qualidades tradicionais da arquitetura portuguesa, preservada integralmente nas colônias. Mesmo depois de ter-se convertido ao racionalismo de Le Corbusier, preserva essa preocupação; o caráter perfeitamente funcional e lógico dessa arte antiga prestava-se, aliás, a uma aproximação com o movimento moderno. Mas ele foi mais longe e logo se apercebeu de que, naquela arquitetura, havia uma experiência de três séculos, da qual se poderia extrair ensinamentos, ainda hoje válidos, desde que se tomasse o cuidado de não se ater aos aspectos já superados dessa arquitetura, voltando-se para aqueles processos utilizados que pudessem interessar à técnica contemporânea.
Trecho retirado do livro: Arquitetura Contemporânea na Brasil - Yves Bruand (páginas 123 e 124).
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