terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Câmara Municipal – Barra Velha – SC – (2010)


Projeto: Câmara Municipal
Local: Barra Velha – SC
Área construída: 1.037,73 m2
Ano: 2010
Arquitetura: Pablo José Vailatti
Luciana F. Gugelmin
Denise R. Freitas
Marianne M. Gomes


O terreno encontra-se no centro da cidade de Barra Velha – SC, próximo a atual prefeitura do município e possui uma área total de 1.363.77 m2.


Primeiro esquema de setorização do projeto.

Seguem aqui alguns estudos referente a organização do programa abordado.



Desde o início pensamos num espaço central, espaço de encontro dos usuários, um espaço que proporcione um contato visual direto entre os dois pavimentos, enfim pensamos um espaço aberto, caracterizado como hall de entrada e distribuição, com 6 metros de altura, que integre e coordene os demais espaços que compõem este projeto.


Este local, definido como hall do edifício, abriga a recepção da câmara municipal, bem como o foyer de acesso ao auditório, localizado no térreo. Tanto o elevador como a escada possuem acesso através deste ambiente.


O hall possui uma grande fachada em vidro voltada para a face do sul, propiciando entrada de luz natural para este ambiente e para as áreas de circulação superiores que funcionam como balcão com vista para o hall e para o jardim lateral externo.



A volumetria parte de uma composição abstrata, buscando a harmonia entre cheios e vazios, almejando a universalidade. Os cheios e vazios são articulados a partir da sobreposição de caixas que abrigam salas administrativas, gabinetes, serviços e auditório.




Croqui para estudo formal.


Detalhe das aberturas dos gabinetes dos vereadores.

Seguem aqui aqueles estudos iniciais. Aqueles que muitas vezes não são mostrados. Aqueles que representam os momentos em que o arquiteto ainda não formatou totalmente as soluções arquitetônicas, nem a forma que a edificação terá. Sim, porque a arquitetura não nasce pronta de alguns belos traços livres. Sim, ela precisa de ajustes, e sim, ela se produz através de um aprofundado estudo sobre o tema a ser atendido. E aqui mais uma vez podemos citar Hélio Piñon e mais uma das características da modernidade por ele defendida: “Cada produto da concepção moderna encontra sua legalidade formal ao concluir o processo de concepção: a ordem é específica de cada objeto e aparece só ao final do projeto.”


Seguem abaixo as pranchas apresentadas:


Seguem abaixo as plantas finais:


O projeto arquitetônico encontra-se também no site da Prefeitura Municipal de Barra Velha, http://www.cmvbv.sc.gov.br - no link galerias.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

frase 02

"Oscar Niemeyer e eu temos as mesmas preocupações e encontramos os mesmos problemas; mas enquanto ele sempre se esforçou para resolver as contradições numa síntese harmoniosa, eu as exponho claramente".
Autor: Vilanova Artigas, grande mestre da arquitetura moderna brasileira

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

frase 01

"Nessa máquina do tempo que são nossas cidades, não podemos nos furtar a intervir, colocando nelas as marcas de nosso tempo."
Livro: O lugar da crítica
Autora: Ruth Verde Zein, arquiteta e crítica de arquitetura