terça-feira, 30 de abril de 2013

Arquitetura de Chicago

"Ao encarar as realidade industriais com coragem e refleti-las na sua arte, os arquitetos de Chicago deram uma grande contribuição a um ideal mais universal, a criação de uma arquitetura moderna".

Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 51.

Estrutura

"Gradualmente, o esqueleto estrutural se fez presente na forma total, na composição da fachada e nas tensões tectônicas da edificação - mas não diretamente, pois ele costumava ser revestido por camadas protetoras de tijolos, pedras ou terracota, que serviam como proteção contra incêndio, isolamento ou ornamento".

Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 39.

Palácio de Cristal. Joseph Paxton, 1850

"O Palácio de Cristal obrigou muitos a se darem conta que "os padrões pelos quais a arquitetura tinha até então sido julgada já não serviam. Para os racionalistas, ele era a evidência de uma nova arquitetura".

Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 37.

História da arquitetura moderna

"Da mesma forma, era possível pensar na história da arquitetura moderna não tanto como uma sequência de estilos, mas como uma série de transformações de tipos básicos de uma longa tradição e que surgiram de alguns poucos arquétipos e configurações.

Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 29.

Arquitetura moderna

"A própria concepção de uma "arquitetura moderna" implicava um envolvimento franco com as novas realidades sociais e tecnológicas resultantes da industrialização. Ela pressupunha também a rejeição de imitações superficiais do passado e uma representação mais "direta" ou "honesta" do mundo contemporâneo".
Fonte: Arquitetura moderna desde 1900 - William J. R. Curtis - Página 23.

domingo, 24 de março de 2013

Docomomo Sul 2013


Estaremos participando a partir de amanhã do Docomomo Sul 2013, que será realizado na UFRGS, nos dias 25, 26 e 27 de março de 2013.

Os objetivos do DOCOMOMO são a documentação e a preservação das criações do Movimento Moderno na arquitetura, urbanismo e manifestações afins.

O evento contará com professores, pesquisadores e arquitetos tanto do Brasil, quanto da América Latina.

Abaixo o programa do evento na íntegra:


PROGRAMA
SEGUNDA-FEIRA, 25 DE MARÇO
09:00-12:30 Sessão de abertura e conferências. Auditório
09:00-09:30 Abertura
                    Claudia Cabral, UFRGS e coordenadora executiva DOCOMOMO Brasil
09:30-10:30 Preservação em questão
                    Theodore Prudon, Columbia University e presidente DOCOMOMO USA, Nova Iorque
10:30-11:30 O restauro da casa do arquiteto Julio Villamajó
                    Aníbal Parodi, UdelaR, Montevidéu               
11:30-12:30 O MAR de Bernardes & Jacobsen
                    José Luis Canal, UFRGS, Porto Alegre                
14:00-17:30 Sessão de comunicação (1) Auditório
14:00-14:30 Ana Carolina Pellegrini
                    Pedra, papel, tesouro
14:30-15:00 Liege Sieben Puhl
                    O uso do metal nas rearquiteturas brasileiras
15:00-15:30 Luis Muller
                    Lo suave y lo áspero: texturas y contrastes en las casas de Wladimiro Acosta
15:30-16:00 Verônica Esparza Saavedra
                    Casa Labbé, Duhart y Valdés, Chile 1941: materialidad vernácula para una concepción moderna
16:00-16:30 Ruth Verde Zein e Silvia Raquel Chiarelli
                    Tijolo por tijolo num desenho mágico: a "casinha" de Vilanova Artigas
16:30-17:00 Suely de Oliveira Puppi
                    Lina Bo Bardi: metal e pedra na casa de vidro
17:00-17:30 Marta Silveira Peixoto
                    Vidro feito de metal
14:00-18:00 Sessão de comunicação (2) Sala 203
14:00-14:30 Alfredo Peláez
                    El bosque y la espiral
14:30-15:00 Silvia Leão
                    Lota de Macedo Soares: casa moderna, materialidade híbrida
15:00-15:30 Maria Luiza Adams Sanvitto
                    A tenda moderna: o uso da pedra e do metal numa obra de exceção
15:30-16:00 Maria Ana Ferré
                    A casa, a pedra, e os três projetos de Eduardo Sacriste
16:00-16:30 Igor Fracalossi
                    Uma realidade ausente: casa em Jean Mermoz
16:30-17:00 Hector Berio
                    Sustancia / Esencia / Materia: Visita a tres casas de la modernidad montevideana
17:00-17:30 Ana Gabriela Godinho Lima e Andraci Maria Atique
                    Casas casadas: o uso de tijolos e a idéia de moderno nas casas de Joaquim e Liliana Guedes
17:30-18:00 Carlos Fernando Silva Bahima
                    Colunas metálicas sob cobertura plana: exceção e regra na casa Hélio Dourado
14:00-18:00 Sessão de comunicação (3) Sala 409
14:00-14:30 Sylvia Ficher, Danilo Matoso Macedo e Andrey Rosenthal Schlee
                    Apresentação
14:30-15:00 Eduardo Pierrotti Rossetti
                    Brasília – patrimônio: desdobrar desafios e encarar o presente
15:00-15:30 Danilo Matoso Macedo, Elcio Gomes da Silva e Bruna Lima
                    Aço e alumínio nas fachadas da câmara dos deputados
15:30-16:00 Elcio Gomes da Silva e Danilo Matoso Macedo
                    Estruturas metálicas no concreto de Brasília
16:00-16:30 Adalberto Vilela e Sylvia Ficher
                    João Filgueiras Lima e a alegoria da construção
16:30-17:00 Elane Ribeiro Peixoto
                     Lelé, um arquiteto para sempre moderno
17:00-17:30 Carlos Henrique Magalhães de Lima
                    Produção em massa e índice espacial. A pré-fabricação na arquitetura de Milton Ramos
17:30-18:00 Pedro Morais
                    Decifrando a esfinge: uma tentativa de análise do conjunto JK

TERÇA-FEIRA, 26 DE MARÇO
09:00-12:30 Sessão temática PROCAD UFRGS-UPM-USP. Auditório
09:00-10:00 A tectônica do tijolo na América Latina 
                   Hugo SegawaUSP
10:00-11:00 Considerações sobre a pedra que preferiu ser eterna a ser moderna
                   Cecília Rodrigues dos SantosUPM
11:00-12:00 O edifício Santa Cruz
                   Silvio Abreu, UFRGS
12:00-12:30 Debates 
                   Carlos Eduardo Comas, UFRGS e coordenador geral do PROCAD- moderador
14:00-18:00 Sessão de comunicação (4) Auditório
14:00-14:30 Horacio Torrent
                    Ciudades de barro: experiencia urbana y cultura material en la arquitectura chilena del siglo XX
14:30-15:00 Carla Caires
                    A cidade aberta de Ritoque: campo de experimentação
15:00-15:30 Pamela Dominguez
                    El asentamiento moderno de Cerro Sombrero y la producción acerera en el sur de Chile
15:30-16:00 Alex Carvalho Brino e Anna Paula Canez
                    Lúcio Costa: lugar e recorrência na materialidade colonial
16:00-16:30 José Artur D`Aló Frota e Eline Caixeta
                    É pau, é pedra, é o fim do caminho: quatro projetos, uma paisagem
16:30-17:00 Leonardo Fitz
                    Os casos das igrejas de Eladio Dieste em Atlântida e Durazno
17:00-17:30 Paulo Bruna e Camila Schimidt
                    Abóbodas inéditas: o SESI de Osasco
17:30-18:00 Cláudia Piantá Costa Cabral e Helena Bender
                    Usos do primitivismo: pedra, barro e arquitetura moderna
14:00-18:00 Sessão de comunicação (5) Sala 203
14:00-14:30 Andréa Soler Machado
                    A pedra na arquitetura moderna de Porto Alegre, 1950-70
14:30-15:00 Renata Santiago Ramos
                    Casa Dico, casa do automóvel: explorações técnicas e formais de programa moderno. POA, 1952
15:00-15:30 Marcos Petroli e Luis Henrique Haas Luccas
                    Vedações de tijolos aparentes, estrutura de concreto: Centro Municipal de Cultura de Porto Alegre
15:30-16:00 Ana Elísia Costa
                    A poética dos tijolos aparentes e o caráter industrial – MAESA, 1948
16:00-16:30 Monika Stumpp e Ana Elísia da Costa
                    Janelas "modernas": materialidade das aberturas na arquitetura moderna de Caxias do Sul
16:30-17:00 Célia Gonsales
                    Ofício e arte na arquitetura moderna: Ari Marangon, arquiteto artesão
17:00-17:30 Michelle Schneider
                    Arte e arquitetura moderna no Paraná: o uso do painel cerâmico na obra de Forte e Gandolfi
17:30-18:00 Nathalia Cantergiani Fagundes de Oliveira
                    Superfícies abstratas: o elemento cerâmico como textura na arquitetura moderna brasileira
14:00-17:30 Sessão de comunicação (6) Sala 310
14:00-14:30 Macarena Cortés, Luz Maria Vergara D`Alençon e Anita Puig Gomes 
                    Arquitectura moderna y turismo en Chile: madera y piedra en dos hotels
14:30-15:00 Luis Henrique Haas Luccas 
                    Blocks modernos para o ócio: o edifício vanguardia em Punta Del Este, 1956
15:00-15:30 Silvia Raquel Chiarelli 
                    A presença do concreto, da madeira e do metal no restaurante vertical Fasano
15:30-16:00 Marcelo Della Giustina 
                    Legibilidade de usos e materialidade no edifício Floragê. David Libeskind, Porto Alegre, 1963
16:00-16:30 Juan Pablo Tuja 
                    De naturaleza moderna
16:30-17:00 Martin Gonzalez Luz 
                    El ladrillo y la estructura en la arquitectura de Payssé y Lorente
17:00-17:30 Ana Elisa Souto 
                    Técnica e material como instrumentos para a geração formal na obra de Paulo Mendes da Rocha

QUARTA-FEIRA, 27 DE MARÇO
09:00-12:30 Sessão temática ILBPMB. Auditório
09:00-10:00 Lina e a materialidade I
                    Marcelo Ferraz, Brasil Arquitetura
10:00-11:00 Lina e a materialidade II
                    Marcelo Suzuki, USP
11:00-12:00 Lina e a materialidade III
                    Renato Anelli, USP
12:00-12:30 Debates
                    Horacio Torrent, PUC Cl e presidente DOCOMOMO Cl - moderador                   
14:00-17:30 Sessão de conferências e encerramento. Auditório
14:00-15:00 Materialidade contemporânea I
                    Abílio Guerra, Vitruvius - UPM
15:00-16:00 Materialidade contemporânea III
                    Fernanda Barbara, UNA arquitetos – Escola da Cidade
16:00-17:00 Materialidade contemporânea II
                    Sebastian Irarrazaval, Sebastian Irarrazaval arquitectos - PUC CL
17:00-17:30 Encerramento
                    Silvio Abreu, Coordenador do PROPAR - UFRGS